MINDFULNESS

O PODER DO AGORA

MINDFULNESS

O PODER DO AGORA

 


Em nossa língua mindfulness pode ser interpretada como consciência, vigilância, foco, atenção e é conhecida como “atenção plena” ou “consciência plena”.

Na maior parte do tempo do nosso dia, e às vezes até da noite, a nossa mente parece ter vida própria e nos conduz a pensamentos constantes de preocupações com o que temos que fazer, de como será o nosso futuro, de lembranças do que ocorreram, pensamentos estes carregados de componentes emocionais que nos conduzem a estados de ansiedade, angústia, irritação, desânimo, tristeza, mágoas, entre outros sintomas de estresse. Algumas vezes a nossa mente se coloca quase como uma entidade à parte sem controle que faz com que nos sintamos completamente impotentes diante de sua hiperatividade. Este estado tende a dificultar a nossa concentração, a nossa leitura, o nosso no trabalho e até impedir o nosso sono ou o desfrutar de atividades que nos proporcionam prazer.

Mindfulness é a atitude de estarmos conscientes daquilo que se passa no nosso interior – nosso corpo, nossa mente, pensamentos e emoções – e do que se passa no nosso exterior, tudo ao mesmo tempo. É o ato de prestar atenção deliberadamente no momento presente, com aceitação total, sem julgamentos.


cursos-desenvolvimento-espiritual-profissional

Este tipo de meditação que possui sua origem nas filosofias e religiões orientais, no Yoga e no Budismo. Também apresenta muitos pontos em comum com a abordagem proposta por Eckhart Tolle  no livro O Poder do Agora, que aborda práticas meditativas de consciência plena e seus benefícios com o objetivo de se alcançar a iluminação espiritual.

No Brasil, o mindfulness obteve um grande reconhecimento de seus benefícios em de 2015, quando suas práticas começaram a ser oferecidas pelo programa de extensão da Universidade Federal de São Paulo (USP), em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS).

O resultado geral da prática diária da Atenção Plena ajuda uma pessoa a permanecer mais focada, criativa, feliz, saudável, relaxada e com maior controle de suas emoções.

No ambiente corporativo a Consciência Plena é uma grande aliada na redução do estresse, na prevenção de doenças relacionadas ao trabalho, na melhora das relações interpessoais, no desenvolvimento de estratégias de liderança, na solução de problemas e consequentemente no aumento da produtividade, tudo isso com maior bem-estar e satisfação de todos os envolvidos.

O que acontece no cérebro

No cérebro os benefícios da prática do mindfulness aumenta a atividade na área do córtex pré-frontal, onde se encontram centros de comando relacionados com a nossa capacidade de tomar decisões, o controle das emoções e dos impulsos, o pensamento consciente, a atenção, o julgamento, a perseverança, a organização, a resolução e antecipação de problemas, o aprendizado pela experiência, a empatia, entre outras funções. Quando esta área é ativada ela envia sinais para baixar a atividade nos sistemas cerebrais primitivos que desencadeiam o processo de estresse e estão relacionados às emoções e aos impulsos primitivos.

A prática regular do Mindfulness atua fazendo um treinamento, como se fosse uma “musculação, da área do córtex-pré-frontal, estimulando e fortalecendo esta área de maneira que ela fique mais ativa nas situações de estresse. Desta maneira podemos administrar mais facilmente o processo de estresse e as tendências de reação emocional indesejáveis da nossa personalidade e tomar decisões mais alinhadas com o nosso bem-estar.

cursos-desenvolvimento-espiritual-profissional

Alguns dos benefícios da prática regular do Mindfulness:

– Mais consciência de si e das pessoas ao redor.
– Aumento da capacidade de desfrutar mais plenamente de cada momento.
– Mais contentamento, satisfação, entusiasmo e disposição diante da vida.
– Desenvolvimento da generosidade para consigo mesmo e para com os outros.
– Melhora das atividades cognitivas, a criatividade, o aprendizado e a memória.
– Maior estabilidade emocional.
– Melhora da qualidade dos relacionamentos e da capacidade de escuta.
– Tomada de decisões mais inteligentes.
– Maior contato com a intuição.
– Melhor administração da ansiedade, depressão, hiperatividade e outros sintomas do estresse.
– Aumento da capacidade de lidar com mais facilidade nas situações desconfortáveis.
– Prevenção de doenças psicossomáticas.

O que acontece no sistema quântico.

A prática do mindfulness diminui o fluxo de pensamentos e aumenta a frequência vibracional dos nossos chakras e dos nossos corpos quânticos o que nos abre para que possamos receber a energia de nosso Eu Superior, nossa origem divina, o núcleo de nossa consciência superior e de várias qualidades e potencialidades, tais como: amorosidade, paz, bem-estar, satisfação interior, alegria, intuição, coragem, paciência, entre outras.

Neste workshop você vai aprender:

– Conceitos e fundamentos da abordagem do Mindfulness.
– Conceitos e fundamentos da abordagem do Poder do Agora do Eckhart Tolle.
– Os benefícios desta prática meditativa.
– A prática do Mindfulness nas atividades automáticas do nosso cotidiano, nas situações de estresse e nos conflitos.
– A prática do Mindfulness na postura sentada de meditação com os olhos fechados.
– As 9 atitudes de Mindfulness.
– Vivências e práticas e sugestão de práticas pessoais para o cotidiano.


cursos-desenvolvimento-espiritual-profissional

Sobre o Workshop de Mindfulness em Curitiba

Dia: 2 de junho – sábado das 14:30 às 17 horas.

Facilitador: Jorge Salum 

Para mais informações por e-mail clique aqui 
Whatsapp 41 – 98505 7293 
Telefone  41 – 3024 7293 – no período da tarde

As inscrições estão abertas! Garanta sua vaga:

Inscreva-se

Quer saber mais?
Mande sua dúvida que
entramos em contato